quinta-feira, 30 de junho de 2011

A CARTA

Nestes tempos em que pais incentivam bulling, não aceitam notas, questionam e ameaçam professores, passam a mão na cabeça de filhos atropeladores, brigões, marginais, frutos amargos de um tempo sem qualquer noção de limites, semeando uma sociedade que não valoriza a vida:

*******************************************

CARTA DE ABRAHAN LINCOLN AO PROFESSOR DO SEU FILHO:
"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.
Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.
Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."

Abraham Lincoln, 1830

terça-feira, 28 de junho de 2011

ATIVIDADE PRÁTICA TRAZ REFLEXÃO PARA OS JOVENS DA UPP SBS ENGENHARIA

Na terça-feira, 07/06, os jovens e o voluntário Luis Carlos Batista da Silva realizaram atividade prática na Unidade, com os assuntos E-mail e Marketing. Para confeccionar um e-mail de marketing os jovens pensaram, debateram e escolheram um slogan identificando o momento vivido. Este e-mail foi enviado para os diversos setores da SBS em Capão do Leão.
A atividade buscou, através de um brainstorm, a interação e a reflexão do jovem quanto ao seu desenvolvimento pessoal e como membro de um grupo.
O slogan criado foi: "Esta experiência transforma aprendizado em sabedoria e felicidade."

segunda-feira, 27 de junho de 2011

KIT SESI IMAGINAÇÃO

Em breve nossa Unidade passará a contar com o Kit Sesi Imaginação, que visa dar acesso a leitura aos jovens da UPP e aos colaboradores da SBS. O Kit disponibiliza um display sinalizado, contendo 50 livros dos mais variados títulos, que será renovado a cada 6 meses.
O SESI Pelotas, que disponibilizou-nos esta estante de livros, também nos proporcionará uma Oficina de Leitura, a qual tem como objetivo incentivar a leitura por meio de estratégias interativas que utilizem as diversas linguagens articuladas aos recursos das artes.
Agradecemos mais uma vez ao SESI Pelotas por estarem nos auxiliando na formação e no desenvolvimento de nossos jovens. Obrigada!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

RETRATO DO JOVEM PESCAR


Nome: Rafael Ramos Zacarias
Idade: 18 anos
Signo: Peixes
Cor: Azul
Time: Grêmio
Comida: Lasanha
Família: Eu gosto muito dela porque esta sempre me apoiando.
Vida: É curta por isso devemos aproveitá-la.
Esporte: Futebol
Música: Pagode
Ídolo: Minha Mãe
Momento Inesquecível: Quando fui selecionado para a 1ª Turma do Projeto Pescar da SBS.
O Projeto Pescar é: Para mim o Pescar é uma oportunidade única.
Mensagem: “Quando não há nenhuma chance de vitória, assuma uma posição definitiva, e quando há uma chance de vitória, lance um ataque.”

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CURSO SOBRE MEIO AMBIENTE NO SESI

Amanhã, 16/06, nossos jovens participarão de um curso oferecido gratuitamente pelo SESI sobre meio ambiente. Esta oportunidade trará ainda mais conhecimento sobre este tema, que vem sendo bem explorado tanto em nosso curso como em toda a sociedade. É responsabilidade de todos adquirir informações e atuar em prol da preservação e da sustentabilidade de nosso planeta. Bom curso! Agradecemos ao SESI a oportunidade!

Convite FIERGS/CNI


CURSO MEIO AMBIENTE

Paulo dos Santos Filho

- Meio Ambiente e Competitividade
- Mudanças Climáticas
- Licenciamento Ambiental
- Código Florestal


Dia 16/06 das 14h. às 19h.
intervalo para coffee break


Local: Auditório da Casa da Indústria de Pelotas (Parque do SESI)
                                                   Av. Bento Gonçalves, 4825 A                                           

Palestrante: Paulo dos Santos Filho é Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal de Goiás, pós - graduado pela FGV-São Paulo em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor do SEBRAE-DF, Membro da Comissão de Avaliação de Projetos Ambientais da CNI, Consultor da ABRAGEM.


CURSO GRATUITO - VAGAS LIMITADAS

** Os participantes receberão certificado posteriormente**


Informações: (53) 2123.8090

terça-feira, 7 de junho de 2011

PALESTRA ECOVIVER NA UPP SBS ENGENHARIA

Ontem esteve em nossa Unidade a Leandra, responsável pelo projeto Ecoviver da Ecosul. Ela conversou com os jovens sobre o projeto, que visa difundir e estimular a conscientização ambiental nas comunidades e em alunos do Ensino Fundamental, expondo a preocupação que devemos ter com o lixo,  o que podemos fazer com ele e de que forma podemos ajudar a natureza.
Esta palestra, somada ao treinamento que os jovens receberam em maio de nossa Analista de Meio Ambiente Cândida Lima, mais uma vez trouxe a Unidade a preocupação com o lixo e com a saúde de nosso planeta. A Leandra enfatizou com os jovens a importância de começarmos a pensar a partir de hoje nos 3 R's: Reduzir, Reutilizar e Reciclar, para assim alcançarmos o R do respeito com o meio ambiente.
Após a palestra, os jovens refletiram que a Unidade não deve parar suas ações no Dia Nacional do Pescar e sim seguir em frente com ações referentes a desenvolvimento sustentável na comunidade. Já estão com idéias de trabalhos a desenvolver com os familiares e os colaboradores da empresa, plantando desta forma a semente da conscientização no coração de todos. Aguardem!



ECOVIVER (fonte site Ecosul http://www.ecosul.com.br/)
"Lançado em abril de 2006, é o primeiro grande programa de Responsabilidade Socioambiental patrocinado pela EcoRodovias. Com recursos de incentivos da Lei Rouanet, representou um investimento de R$ 1,5 milhão, neste primeiro ano. Voltado à Educação Ambiental de crianças e jovens, alunos de escolas públicas de municípios próximos às rodovias administradas pelas empresas do grupo, o Ecoviver atendeu a cerca de 40 mil pessoas, em oito cidades de São Paulo e do Paraná. No Rio Grande do Sul, o Ecoviver está sendo ampliado, com a participação dos municípios de Pelotas e Rio Grande.
 O objetivo do Ecoviver é o de difundir o conceito dos 3R´s: Reciclar, Reutilizar e Reduzir. A idéia é conscientizar o público-alvo para a necessidade de reduzir a quantidade de lixo despejada na Natureza, assim como para a utilização de materiais que reduzam a agressão ao meio ambiente. O tema do projeto é “Lixo Também Pode Virar Arte”.
 O enfoque para o Ecoviver surgiu de um problema concreto vivido pelas concessionárias: o acúmulo de lixo nas rodovias. Em São Paulo, por exemplo, são cerca de 100 toneladas retiradas das pistas por mês. Papéis, latas, sacos plásticos e outros atirados pelas janelas dos veículos. Mas há um tipo de lixo diferente e bem mais difícil de ser administrado: os descartados pelas comunidades que vivem no entornos das estradas."
Mais informações no site: http://www.ecoviver.com.br/

A SBS agradece a Ecosul pela participação e apoio!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ENCONTRO DE ORIENTADORES

No dia 26/05 ocorreu na UPP SBS Engenharia o 1º Encontro de Orientadores da Regional Interior - Sul de 2011. O encontro contou com as presença dos Orientadores das Unidades da Yara Fertilizantes, Paulo Nunes, da Refinaria Riograndense, Márcia Piva e do Círculo Operário Riograndino, Jaqueline Thomaz, das Articuladoras da SBS Cristina Burkhart e do Círculo Operário Riograndino Clarisse Dal Certo e da Facilitadora da Fundação Daniela Felix.
O encontro começou com um café de acolhimento e as boas vindas dadas pela Articuladora Cristina Burkhart, em seguida os jovens apresentaram um vídeo contando um pouco da bonita história do município de Capão do Leão e realizaram uma dinâmica com todo o grupo sobre o significado do Projeto Pescar em suas vidas.
Em uma segunda etapa Orientadores e Articuladores reuniram-se em separado sob a coordenação da Facilitadora Daniela Felix, falando sobre o Dia Nacional do Pescar e sobre a programação da FPP para os próximos meses do ano, Seminário Nacional, Semana do Pescar, Encontro de Jovens e Encontro de Orientadores. Permeou o encontro uma rica troca de enxperiências entre as unidades.
Com pausa para almoço no refeitório e uma visita as instalações da empresa, o grupo encerrou o proveitoso encontro com o plantio de uma muda em frente a Unidade.
A UPP SBS Engenharia agradece a presença de todos!




quinta-feira, 2 de junho de 2011

VISITA IFSUL

No dia 24/05 os Jovens do Projeto Pescar SBS Engenharia tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre os cursos de eletromecânica e mecânica industrial, em uma visita ao Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - IFSUL.
No curso de eletromecânica foram recepcionados pelo Coordenador da Área de Física e Material, Professor Henrique Troger, e também pelo Professor Marcos Saalfeld, que explicaram o funcionamento de alguns motores expostos na sala de aula e esclareceram muitas dúvidas dos jovens, que em seguida assistiram a um vídeo ilustrativo e receberam uma breve explicação sobre o curso.
No curso de metalmecânica, o Coordenador Fábio Rodrigues mostrou alguns laboratários como o de Usinagem e Metrologia.
A visita proporcionou aos jovens a importante experiência de conhecer um novo contexto de aprendizagem e profissionalização.
A UPP SBS Engenharia agradece ao IFSUL a oportunidade!



"O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, foi criado a partir do CEFET-RS, mediante Lei n°11.892, de 29 de dezembro de 2008.
O IFSul, cuja reitoria localiza-se em Pelotas/RS, é formado por oito campi, sendo cinco em atividade (Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Sapucaia do Sul, Charqueadas e Passo Fundo) e três em fase de implantação (Bagé, Camaquã e Venâncio Aires), além de um campus avançado em Santana do Livramento - em implantação.
O Instituto Federal, caracterizado pela verticalização do ensino, oferta educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino, assim como articula a educação superior, básica e tecnológica.
A Instituição reúne elementos singulares para a definição de sua identidade, assumindo papel representativo de uma verdadeira incubadora de políticas sociais, uma vez que constrói uma rede de saberes que entrelaça cultura, trabalho, ciência e tecnologia em favor da sociedade.

Missão:



Implementar processos educativos, públicos e gratuitos, de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem a formação integral mediante o conhecimento humanístico, científico e tecnológico e que ampliem as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social. "

O DIA NACIONAL DO PESCAR NA UPP SBS ENGENHARIA


O tema “Vamos nos unir para um planeta sustentável construir”, a tarde de sexta-feira (20) foi especial para os alunos da escola municipal Barão de Arroio Grande, em Capão do Leão. Na ocasião, alunos da primeira turma do projeto Pescar no município – implantado pela empresa SBS Engenharia – realizaram, junto às crianças, diversas ações de conscientização e incentivo ao desenvolvimento sustentável. Atividades como painel de fotos sobre descarte correto de lixo, oficina de brinquedos com garrafas pet, plantio de mudas, mutirão de lixo e reciclagem de lixo, fizeram parte das ações promovidas pela equipe do projeto.

Segundo a pedagoga e orientadora do Pescar na SBS Engenharia, Natalia Martins, o projeto atua no município desde setembro de 2010. “Esta é a primeira turma do projeto e eles se formam no início de agosto”, disse Natalia. Conforme ela, em Capão do Leão o projeto Pescar ajuda 17 jovens do município - com idades entre 16 e 19 anos - em vulnerabilidade social, a desenvolver, além da parte profissional, o lado pessoal, a cidadania e a solidariedade. “No projeto, eles têm a oportunidade de atuar junto à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento do local onde moram”, explicou. “As crianças que hoje estamos ensinando são o nosso futuro e estamos ajudando a formar cidadãos conscientes”, disse.

Para a aluna do projeto Pescar, Maria Carolina Rubira da Silva, que há sete meses faz parte do grupo, essa tem sido uma experiência muito positiva. “No curso, eu me descobri e me conheci melhor. Não sabia que tinha tanto potencial, estou até mais calma em casa. Descobri também que tenho vocação para a administração e a mecânica”, afirmou. Durante o curso, os jovens desenvolvem atividades em diferentes setores da empresa, tudo para qualificar-se profissionalmente. “O que estamos fazendo hoje aqui na escola é muito legal e as crianças estão gostando”, revelou Maria Carolina.

De acordo com a articuladora do projeto na SBS Engenharia, Cristina Burkhart, a ideia de implantá-lo em Capão do Leão, surgiu como uma ação de responsabilidade social. “Queríamos formar pessoas para o mercado de trabalho e o Pescar era o que mais se enquadrava”, explicou. Além disto, a empresa teve uma resposta muito positiva dos colaboradores. “Hoje, dos 13 voluntários do projeto, 10 são colaboradores da empresa. Eles ensinam o que sabem para os jovens e isto é muito bom para todos”, destacou a articuladora, afirmando ainda a satisfação da empresa em estar próxima a comunidade que a acolheu com tanto carinho. “Esperamos que esta ação seja a primeira de várias”, ressaltou.


Educação e cidadania
A escola municipal Barão de Arroio Grande atende alunos da primeira a oitava série, de várias idades. De acordo com a diretora do educandário, professora Gilciane Baldassari, a escola incentiva de forma constante a preservação do meio ambiente, através de campanhas e ações promovidas junto aos alunos e a comunidade, e para ela, o projeto Pescar só vem somar à atuação da escola. “Vários dos jovens que estão no projeto são nossos alunos e é muito bom vermos o crescimento deles. Até na forma de agir eles estão mais maduros e servem como exemplos para as nossas crianças”, destacou Gilciane, ao lembrar que o Pescar trabalha não só a qualificação profissional, mas a cidadania.


O projeto
No dia 20 de maio, o projeto Pescar comemorou seus 35 anos de atividade e para celebrar o Dia Nacional do Pescar, as turmas do projeto, espalhadas por todo o país, desenvolveram ações de conscientização com o tema Desenvolvimento Sustentável em suas comunidades. Desde sua criação, em 1976, o Pescar já atendeu mais de 17.479 jovens de todo o país. Hoje, a rede Pescar é composta por 145 unidades distribuídas em vários estados do Brasil. Conta também com 21 unidades na Argentina e uma no Paraguai. Em cada um destes países foi criada uma estrutura que é gerida e financiada pela própria empresa para desenvolver a tecnologia Pescar.

A UPP SBS Engenharia agradece o apoio do Jornal Tradição na divulgação das atividades do projeto!



Por que pescar?

"Se queres matar a fome de alguém da-lhe um peixe. Mas se quiseres que ele nunca mais passe fome ensine-o a pescar" (Lao Tsé)