Primeira Etapa
Tomada a decisão de implantar o Projeto Pescar, passamos a refletir sobre qual curso oferecer e em qual unidade da empresa começar.
Capão do Leão/RS: a SBS está instalada neste município desde 2003 em uma estrutura sólida e completa, concluímos ser esta a unidade mais preparada e com mais recursos para receber os jovens.
Iniciação Profissional em Manutenção Mecânica Veicular: escolhemos este curso pois é grande a carência desta mão de obra em nosso setor, queremos formar pessoas que possam ser absorvidas pela SBS e por outras empresas da região.
Segunda Etapa
Na segunda etapa buscamos selecionar e capacitar pessoas para tocar o projeto. Articuladoras e Orientadora foram treinadas pela Fundação e visitaram unidades como Zensul, Sultepa, Link e Toniolo, Busnello, procurando conhecer as melhores práticas. A partir de então passaram a planejar o funcionamento da Unidade.
Terceira Etapa
Nesta etapa em paralelo ocorreu a seleção dos jovens e a construção da unidade. Antes de iniciá-la, fizemos uma Reunião de Sensibilização visando apresentar o projeto aos colaboradores da empresa e prepará-los para receber os jovens.
Os engenheiros da SBS em Capão do Leão responsabilizaram-se pelo projeto e construção da unidade, composta de sala de aula, laboratório, sala da Orientadora/Biblioteca e vestiários feminino e masculino, num total de 220 m². Esta etapa durou 3 meses, de junho a agosto.
A seleção dos jovens começou com a divulgação das inscrições que foi feita no final de junho em locais como escolas, rádios, jornais, igreja, câmara de vereadores, postos de saúde e associações de bairro.
Na primeira quinzena de julho ocorreram às inscrições, nesta fase 74 jovens compareceram a SBS munidos de documentos, foto 3x4 e comprovante de residência e preencheram uma ficha socioeconômica.
Em seguida, os 53 candidatos que atenderam os requisitos do perfil estabelecido pela Fundação, passaram pela prova escrita, que analisa conhecimentos de matemática, português e dá oportunidade para que contem um pouco da sua vida através da redação. A prova foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dário da Silva Tavares.
30 jovens foram selecionados e receberam a visita domiciliar. A visita a residência tem como objetivo conhecer a família, comprovar os dados socioeconômicos informados, esclarecer duvidas e verificar a disponibilidade e o interesse do jovem em participar do curso.
No dia 20 de agosto de 2010, através de uma dinâmica realizada na SBS, os 20 jovens selecionados, 8 meninas e 12 meninos, receberam a notícia de que estavam aptos a participar do curso! Na semana seguinte realizamos uma reunião com os responsáveis e jovens para efetivar as matrículas e recolher a documentação.
Iniciamos as atividades em 21 de setembro de 2010. Hoje nossa primeira turma já está com 4 meses de aula. Pretendemos através deste blog compartilhar com os leitores nossas práticas, nossos “melhores momentos”, fomentando a troca de experiências, divulgando o projeto, dando retorno aos nossos apoiadores, buscando novos parceiros e voluntários e estimulando empresas a encantar-se com o Projeto Pescar, como a SBS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário