No dia 21 de setembro de 2010 tivemos nosso primeiro dia de aula, que iniciou as 7:45h com um café da manhã e uma dinâmica de relaxamento e concentração. Os jovens tiveram uma paletra de boas vindas com os Engenheiros Daniel Filizola de Souza e Ricardo Elias e o Encarregado Geral Angelo Fernandes, responsáveis pelas obras da unidade de Capão do Leão.
Em seguida prontificaram-se para estabelecer a escala de limpeza da unidade. A manhã terminou com uma palestra proferida por um egresso da Irgovel seguida de uma interação entre os jovens, que apresentaram um colega que ainda não conheciam para a turma.
O início das aulas significa pra SBS a realização de um projeto idealizado com muito carinho. Parabéns a todos que contribuiram e continuam contribuindo para o sucesso do nosso Projeto Pescar!
O Projeto Pescar é um sistema pioneiro de Franquia Social, onde as organizações que compõem a Rede Pescar abrem espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social. A SBS é franquada da Fundação Projeto Pescar.
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
VENHA SER VOLUNTÁRIO DO PROJETO PESCAR SBS!
Ser voluntário é saber compartilhar o que temos de mais precioso: amor, felicidade, sabedoria, conhecimento, tempo e humildade. O voluntariado, então, pressupõe o compartilhar, e não o descartar as sobras do cotidiano. No momento em que nos predispomos a compartilhar o que temos com as pessoas, é possível, então dizer que somos voluntários. Com o voluntariado aprendemos a ser empreendedores sociais. O voluntariado nos ensina a valorizar o amor ausente e não apenas o amor presente, a desconstruir conceitos, banir preconceitos e construir novos conceitos e portanto, construir novos referenciais em nossas vidas. Ser voluntário é incluir o projeto de vida de alguém em seu projeto de vida!
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO
Primeira Etapa
Tomada a decisão de implantar o Projeto Pescar, passamos a refletir sobre qual curso oferecer e em qual unidade da empresa começar.
Capão do Leão/RS: a SBS está instalada neste município desde 2003 em uma estrutura sólida e completa, concluímos ser esta a unidade mais preparada e com mais recursos para receber os jovens.
Iniciação Profissional em Manutenção Mecânica Veicular: escolhemos este curso pois é grande a carência desta mão de obra em nosso setor, queremos formar pessoas que possam ser absorvidas pela SBS e por outras empresas da região.
Segunda Etapa
Na segunda etapa buscamos selecionar e capacitar pessoas para tocar o projeto. Articuladoras e Orientadora foram treinadas pela Fundação e visitaram unidades como Zensul, Sultepa, Link e Toniolo, Busnello, procurando conhecer as melhores práticas. A partir de então passaram a planejar o funcionamento da Unidade.
Terceira Etapa
Nesta etapa em paralelo ocorreu a seleção dos jovens e a construção da unidade. Antes de iniciá-la, fizemos uma Reunião de Sensibilização visando apresentar o projeto aos colaboradores da empresa e prepará-los para receber os jovens.
Os engenheiros da SBS em Capão do Leão responsabilizaram-se pelo projeto e construção da unidade, composta de sala de aula, laboratório, sala da Orientadora/Biblioteca e vestiários feminino e masculino, num total de 220 m². Esta etapa durou 3 meses, de junho a agosto.
A seleção dos jovens começou com a divulgação das inscrições que foi feita no final de junho em locais como escolas, rádios, jornais, igreja, câmara de vereadores, postos de saúde e associações de bairro.
Na primeira quinzena de julho ocorreram às inscrições, nesta fase 74 jovens compareceram a SBS munidos de documentos, foto 3x4 e comprovante de residência e preencheram uma ficha socioeconômica.
Em seguida, os 53 candidatos que atenderam os requisitos do perfil estabelecido pela Fundação, passaram pela prova escrita, que analisa conhecimentos de matemática, português e dá oportunidade para que contem um pouco da sua vida através da redação. A prova foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dário da Silva Tavares.
30 jovens foram selecionados e receberam a visita domiciliar. A visita a residência tem como objetivo conhecer a família, comprovar os dados socioeconômicos informados, esclarecer duvidas e verificar a disponibilidade e o interesse do jovem em participar do curso.
No dia 20 de agosto de 2010, através de uma dinâmica realizada na SBS, os 20 jovens selecionados, 8 meninas e 12 meninos, receberam a notícia de que estavam aptos a participar do curso! Na semana seguinte realizamos uma reunião com os responsáveis e jovens para efetivar as matrículas e recolher a documentação.
Iniciamos as atividades em 21 de setembro de 2010. Hoje nossa primeira turma já está com 4 meses de aula. Pretendemos através deste blog compartilhar com os leitores nossas práticas, nossos “melhores momentos”, fomentando a troca de experiências, divulgando o projeto, dando retorno aos nossos apoiadores, buscando novos parceiros e voluntários e estimulando empresas a encantar-se com o Projeto Pescar, como a SBS.
O QUE É O PROJETO PESCAR
O Projeto Pescar é um sistema pioneiro de Franquia Social, onde as organizações que compõem a Rede Pescar abrem espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social.
Os cursos oferecidos contemplam oito áreas de formação profissional: indústria, comércio, comunicação, construção civil, gestão, informática, turismo e hospitalidade e imagem pessoal. Após o período de 8 a 11 meses de qualificação profissional e a formatura na Unidade Pescar, estes Jovens são encaminhados para o mercado de trabalho.
É importante salientar que o Projeto Pescar estimula nos Jovens a responsabilidade individual, o que reforça sua cidadania.
Por que pescar?
"Se queres matar a fome de alguém da-lhe um peixe. Mas se quiseres que ele nunca mais passe fome ensine-o a pescar" (Lao Tsé)
O provérbio chinês acima inspirou o idealizador do Projeto Pescar, Geraldo Tollens Linck, em 1976. Tendo como pano de fundo esta filosofia, foi criada esta Tecnologia Social pioneira no Brasil, que está sendo operacionalizada em 120 Unidades Franqueadas.
A Fundação Projeto Pescar e seus parceiros acreditam que as organizações socialmente responsáveis podem contribuir e promover oportunidades de preparação de adolescentes em situação econômica desfavorável. Elas estendem os benefícios da educação e da formação técnica a um segmento da população com poucas possibilidades de progresso pessoal e profissional, contribuindo assim para um desenvolvimento comunitário sustentado. Como resultado do investimento social privado, 15.564 Jovens do Projeto Pescar já ingressaram no mercado de trabalho, em dez estados brasileiros, além do Distrito Federal. São jovens que, hoje, têm uma nova perspectiva de vida.
Perfil do jovem Pescar
Jovens de ambos os sexos, em vulnerabilidade socioeconômica, entre 16 e 19 anos, que estejam cursando, no mínimo, a 6º série do Ensino Fundamental e não tenham concluído ou estejam cursando algum tipo de curso técnico ou profissionalizante podem participar do Projeto Pescar.
Mais informações no site da Fundação Projeto Pescar http://www.projetopescar.org,br/
Mais informações no site da Fundação Projeto Pescar http://www.projetopescar.org,br/
O INÍCIO
A SBS vinha buscando um projeto de responsabilidade social que fosse adequado ao seu perfil e focado no desenvolvimento de pessoas. Nessa busca surgiu o Projeto Pescar. Então em maio de 2010 recebemos a visita do Sr. Ezio Rezende que nos apresentou o projeto e nos deixou encantados. No mesmo dia da visita nosso Diretor Administrativo Financeiro deu seu aval: vamos fazer!
O que mais nos chamou atenção no projeto foi o “ensinar a pescar”, queríamos fazer algo que tivesse potencial transformador na sociedade.
A SBS hoje executa obras de infra-estrutura e pavimentação em rodovias, vias urbanas, pequenas centrais hidrelétricas, aeroportos, entre outras. Para construir é necessária uma grande estrutura onde produzimos matéria prima, fazemos controle tecnológico e mantemos nossos equipamentos aptos ao trabalho. Para obter sucesso em nossos empreendimentos precisamos de pessoas qualificadas para manter esta estrutura. Pensamos então, por que não? Aliar um projeto social, com formação de profissionais na nossa área e mais, por que não retribuir a uma comunidade que nos acolhe, acolhendo-a em nossa empresa e ajudando-a a se desenvolver?
Tudo no Projeto Pescar veio ao encontro dos nossos anseios. Estamos qualificando jovens para que no futuro, a SBS e outras empresas desta região possam contar com mão de obra qualificada em seu quadro. Estamos qualificando jovens para que no futuro possamos ter um país mais justo, sem violência, sem miséria, pois a educação é um dos pilares que sustenta uma sociedade desenvolvida.
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
PROJETO PESCAR SBS ENGENHARIA INAUGURA BLOG
O Projeto Pescar SBS Engenharia, a partir de hoje, disponibilizará informações através deste Blog. A Orientadora Natalia Martins e a Articuladora Cristina Burkhart postarão aqui todas as novidades da primeira turma do curso de Iniciação Profissional em Manutenção Mecânica Veicular e das turmas que seguirão.
Para que as informações dos meses que sucederam a iniciativa da empresa de implantar o Projeto Pescar não fiquem de fora, faremos uma pequena retrospectiva desde maio de 2010 até hoje. Em seguida as novidades frescas!
Assinar:
Postagens (Atom)
Por que pescar?
"Se queres matar a fome de alguém da-lhe um peixe. Mas se quiseres que ele nunca mais passe fome ensine-o a pescar" (Lao Tsé)